História
O Microsoft Flight Simulator começou ser desenvolvido como um conjunto de artigos sobre gráficos de computador escritos por Bruce Artwick em 1976 sobre programas de gráficos 3D. Quando o editor da revista disse que os leitores queriam comprar o programa, Bruce Artwick incorporou uma companhia chamada subLOGIC Corporation em 1977 e começou a vender simuladores de vôo para os computadores 8080 como o Altair 8800 e o IMSAI 8080. Em 1979 a subLOGIC lançou FS1 Flight Simulator para o Apple II. Em 1980 a subLOGIC lançou uma versão para o TRS-80, e em 1982 eles licenciaram uma versão IBM PC com gráficos CGA para a Microsoft, o qual foi lançado como Microsoft Flight Simulator 1.00. A subLOGIC continuou a desenvolver o produto para outras plataformas, e seu melhorado Flight Simulator II foi lançado para o Apple II em 1983, para o Commodore 64 e o Atari 800 em 1984, e para o Commodore Amiga e Atari ST em 1986. Enquanto isso, Bruce Artwick deixou a subLOGIC para fundar a Organização Bruce Artwick e trabalhar nos subseqüentes lançamentos da Microsoft, começando com Microsoft Flight Simulator 3.0 em 1988. Microsoft Flight Simulator chegou a maturidade comercial com a versão 3.1, e então passou a utilizar gráficos 3D e hardware de aceleração para se tornar um produto de alta qualidade.

O ACES Game Studio Encerra suas Atividades
Em 26 de janeiro de 2009 a Microsoft informou o fechamento do laboratório de desenvolvimento do Flight Simulator, o ACES Game Studio, e a dispensa dos profissionais que desenvolviam o produto.[1][2] O site oficial do Flight Simulator, [FSInsider.com] registrou o fato, no artigo "About the Aces Team,":

"Esta difícil decisão foi tomada para alinhar os recursos da Microsoft com nossas prioridades estratégicas. O MS Flight Simulator X continuará disponível nas lojas, a comunidade continuará usando o software e continuaremos comprometidos com o produto no longo prazo."

De acordo com Phil Taylor, ex empregado do laboratório ACES, o fechamento da unidade não foi devido a resultados financeiros adversos do MS Flight Simulator X, mas por questões gerenciais combinadas com atrasos de projeto e falta de pessoal, ao mesmo tempo em que a Microsoft tenta cortar custos.[3]

Especula-se que futuras versões serão parte de um jogo para Internet ou do Xbox 360.[4]

Recursos
A versão atual do Flight Simulator conta com cerca de 25.000 aeroportos criados no mundo inteiro, alguns bem detalhados como os das principais cidades dos Estados Unidos e Europa. Estão incluídas no jogo mais de 24 aeronaves para se voar, desde aviões do início do século 20 aos modernos jatos comerciais da atualidade.

O Flight Simulator também tem a possiblidade de simular o clima real, no qual informações sobre nuvens, vento entre outros itens, os quais são baixados pela internet. Também existe a possibilidade de se baixar Addons (como aeronaves, cenários de aeroportos, texturas do solo, etc).




Add-Ons
Com a intenção de aumentar a realidade do jogo, muitas empresas tem surgido para criar aeronaves, cenários e programas para melhorar os gráficos do solo, céu, mar entre outros itens.

Existem os Add-Ons pagos (chamados paywares) e os que são disponibilizados de graça em sites pelos próprios autores (Add-Ons freewares).

Um dos mais famosos é o FsPassengers que adiciona passageiros ao Flight Simulator

VAs (Virtual Airliners)
VAs são companhias virtuais que simulam companhias aéreas reais. Existem desde meados da década de 90.A maioria possui o mesmo sistema de funcionamento, jogadores se inscrevem, ganham uma matrícula, e passam a fazer vôos em aeronaves e rotas que também estabelecidas pela VA. Ao enviarem à companhia o seu relatório de horas de vôo, os jogadores sobem gradualmente na hierarquia da empresa.Algumas VAs são baseadas em companhias aéreas verdadeiras outras fictícias.

Vôos On Line
Outro recurso do jogo é a possiblidade de se voar online, ou seja, através de uma conexão com a internet, pode haver interacção entre pilotos e controladores de vôo. Hoje muitas companhias virtuais, as VAs (Virtual Airliners), operam em servidores na internet, seus membros realizam vôos baseados nos vôos de companhias reais.

Jogo ou Simulador?
O Microsoft Flight Simulator é tido por muitos como um simulador, mas no Brasil não pode ser assim chamado, pois não é homologado como tal. Para ser considerado um Simulador segundo as normas Brasileiras, ele precisaria ser uma réplica em tamanho natural, contendo instrumentos, equipamentos, painéis e controles de uma aeronave (ser uma cabine de avião em tamanho natural), possuir controles que simulem a rotação do piloto em três eixos, instrumentos reais (e não apenas na tela), e ter sido avaliado, qualificado e aprovado pela ANAC.

Porém, uma característica muito interessante do Flight Simulator é que ele fornece todos os instrumentos de controle e navegação básicos da aviação, fornece o planeta terra inteiro de forma virtual e muito bem detalhado, com praticamente todos os aeroportos e a geografia dos locais, tais como relevo e condições climáticas, é muito semelhante a real.

Em alguns países (como EUA, por exemplo), o Flight Simulator é válido como simulador de vôo, e no Brasil, muitos dos simuladores de aeroclubes e companías aéreas nada mais são do que grandes computadores montados em uma réplica de cabine de avião, e que usam o Flight Simulator para fazer a simução de vôo. A única diferença é que, ao invés de usar Teclado, Mouse e Joystick, os computadores são ligados a dispositivos iguais aos reais, como painel de rádio, manche, horizonte artificial e etc.

Seqüência da série
1982 – Flight Simulator 1.0
1984 – Flight Simulator 2.0
1988 – Flight Simulator 3.0
1989 – Flight Simulator 4.0
1993 – Flight Simulator 5.0
1995 – Flight Simulator 5.1
1996 – Flight Simulator 95
1997 – Flight Simulator 98
1999 – Flight Simulator 2000
2001 – Flight Simulator 2002
2003 – Flight Simulator 2004
2006 – Flight Simulator X

0 comentários: